A luta contra os franceses foi o principal fator que levou os portugueses a se estabelecerem em alguns pontos do litoral nordestino, chegando ao Pará em 1616. O interior do Nordeste e da Amazônia continuava praticamente despovoado nessa época. época somente a partir de meados do século XVI e que começou de fato a ocupação do interior do Nordeste, impulsionada pela pecuária, e da Amazônia, cujas principais atividades econômicas foram a colheita dos produtos da floresta e a pesca. A ocupação do interior nordestino pela pecuária partiu de dois núcleos principais: Bahia e Pernambuco. Da Bahia, as fazendas de gado chegaram ao Rio São Francisco já em meados do século XVI. Daí, seguiram duas rotas:
- Uma para o Sul , Rio acima , onde as fazendas tiveram maior desenvolvimento a partir do princípio do século XVIII , quando o povoamento das Minas aumentou a procura de carne.
- a outra , atravessando o Rio, em direção ao Norte, começando a ocupação do atual Estado do Piauí, no final do século XVIII. Aí as fazendas encontraram melhores condições : mais chuva, rios permanentes e, consequentemente, melhores pastos. Do Piauí as fazendas avançaram para o Maranhão e o Ceará, estas encontrando as que tinham ultrapassado a Paraíba e o Rio do Norte, oriundas de Pernambuco. A ocupação através das fazendas de gado, embora abrangendo quase todo o interior nordestino, sempre apresentou baixa densidade demográfica ! pois as fazendas necessitavam de poucos trabalhadores. Além da pecuária , praticamente nenhuma outra atividade se desenvolveu em toda essa área , a não ser pequenas roças em que eram produzidos alimentos para o pessoal das fazendas. o comercio também tinha pouca expressão . Alguns núcleos de povoamento mais expressivos desenvolveram use às margens dos poucos rios perenes da região, como São Francisco e o Parnaíba. As condições naturais da Amazônia não favoreciam a agricultura nem a criação de gado. Sua ocupação , portanto, devia ser feita por outros meios, que levassem em consideração a imensa floresta e os seus grandes rios. Esses meios foram logo encontrados:
-Floresta fornecia produtos de grande valor comercial como o cravo , a canela , a. castanha, o cacau e a própria madeira;
-rios ofereciam variadas e ricas especies de peixe.
Os índios prestaram na Amazônia valiosa colaboração aos colonizadores, pois estavam em seu ambiente natural, e atividades como a colheita florestal, a caça e a pesca já eram inerentes ao seu modo de vida. Foi na segunda metade do século XVII que teve inicio efetivamente a penetração pelo vale amazônico, estabelecendo-se em suas margens numerosos núcleos de povoamento. Os pioneiros dessa ocupação [ foram os missionários de algumas ordens religiosas, principalmente jesuítas e carmelitas].