Pesquisar Este Blog

O Governo Constitucional

Em 1934, a Assembleia Nacional promulgou uma nova Constituição e elegeu, por voto indireto, Getúlio Vargas como presidente. A nova carta garantiu o princípio federativo . Contudo, ao Estado Nacional foi assegurada uma maior influência nas esferas econômica e social. Conquistas trabalhistas foram efetivadas, como as férias remuneradas , o descanso semanal e a Justiça do Trabalho. Nesse período , consolidou-se o crescimento e a diversificação industrial, especialmente em São Paulo, com destaque para os setores de metalurgia , da mecânica , do cimento e do papel. O período democrático instalado com a Constituição de 1934 foi marcado pela radicalização política , que , como já se viu, era um fenômeno mundial. No Estado brasileiro, cresciam as ideias de modernização conservadora, pela via do autoritarismo. Os acirrados confrontos entre ideologias e a crescente reivindicação pela ampliação da participação política também encontraram ecos no Brasil, onde surgiram movimentos de massa de âmbito nacional. Em 1932, inspirada no fascismo italiano , surgiu a Ação Integralista Brasileira (AIB) , que defendia um Estado integral forte , centralizado e corporativista. Antiliberal e antissocialista , o integralismo divulgava ideias autoritárias , moralistas e nacionalistas. Seus adeptos, conhecidos como "camisas verdes", sob o comando de Plínio Salgado (1895-1975) , promoviam desfiles, incorporando um espírito militarista e ritualista. Em contraposição ao integralismo, em 1935 , surgiu a Aliança Nacional Libertadora (ANL). Essa frente ampla de esquerda reunia socialistas, comunistas , anarquistas , democratas e a ala esquerda tenentista , condenando o fascismo, o imperialismo e os latifúndios. Vargas tentou esvaziar a ANL, que lofo foi colocada na ilegalidade com a Lei de Segurança Nacional. Em protesto contra seu fechamento, líderes da Aliança , ainda em 1935, organizaram um levante contra o governo em vários estados da federação. Tratava-se de uma quartelada tenentista sob o comando de Luís Carlos Prestes, a qual resultou em um fracasso , com um rápida  reação do governo. Os principais líderes foram presos.
A esposa de Prestes, Olga Benário (1908-1942) , alemã de origem judaica, foi entregue à Gestapo e deportada para a Alemanha. Apesar de representar uma mobilização pequena , o movimento foi caracterizado pelo governo como uma Intentona Comunista e serviu de pretexto para o início da escalada repressiva por parte de Getúlio Vargas. Em 1936, foi decretado o estado de sítio . Parlamentares foram presos e comunistas , perseguidos .
Pregava-se , cada vez mais, a necessidade de um governo forte . Crescia o poder do governo vargas e estimulava-se o medo anticomunista na imprensa por meio da "ameaça vermelha". Porém , a justificativa final para a implementação de um regime de exceção foi forjada pelo Plano Cohen , falso projeto comunista que visava à tomada do poder. Embora o processo eleitoral para a sucessão de Getúlio já tivesse começado, a suposta ameaça externa do Bolchevismo serviu de pretexto para um Golpe de Estado . Em 10 de novembro de 1937 , tropas da polícia militar fecharam o Congresso Nacional. Com o apoio de intelectuais , das Forças Armadas e dos integralistas , Getúlio anunciou uma nova Constituição e implantou uma ditadura no país.